terça-feira, 6 de março de 2012

O BOM SAMARITANO

Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo. Lc 10:30-37  

Na parábola do bom samaritano, aprendo duas lições: não saia de onde está, não tome outro caminho; e por fim, se tomar, se cair, Jesus - o bom samaritano - te levantará.
Jerusalém significa paz, lugar de paz, e aquele homem descia de Jerusalém para Jericó. Talvez ele nem devesse ter tomado aquele caminho e ter ficado onde estava, em Jerusalém. Mas tomou caminho contrário e caiu nas mãos de salteadores.
Diante da situação daquele homem, passaram por ele um, dois, conterrâneos seus, talvez. Sacerdotes e levitas, pessoas que se apresentavam diante de Deus, mas não pararam para ajudar, passaram longe sem estenderem a mão àquele que se achava caído, fraco, derrotado, semimorto...
A bíblia diz que somente um samaritano passou-lhe perto, parou e se compadeceu daquele homem. Diz ainda que os judeus não se davam com os samaritanos(Jo 4:9), e talvez aquele homem caído provavelmente fosse um judeu, e ainda assim, o samaritano o ajudou.
É triste, mas infelizmente essa é a realidade dos nossos dias.
Quantos irmãos cristãos passam por um irmão caído ou fraco, com indiferença, com distância, sem estender sequer uma mão? Percebendo a necessidade de ajuda, sem fazê-la?
E não só entre irmãos, mas também entre os de fora. Quantas vezes vemos alguém precisando de Jesus e nem falamos dele, nada fazemos deixando-o necessitado, morrendo?
Quantas pessoas passam pela nossa vida precisando de amor, de uma força, uma luz, uma saída, e nós nem nos lembramos de dar a elas um pouco do que Jesus nos deu, do que nós temos: amor, esperança, vida, luz, liberdade, cura, alegria, vitória, verdade, salvação...

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Mt 5:7  

Assim falara o Senhor dos Exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e misericórdia, cada um a seu irmão. Zc 7:9

Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.     Os 6:6
Não sejamos indiferentes à fraqueza de um irmão, ao abandono de um irmão na rua desprezado, excluído pela sociedade. Não sejamos indiferentes com os que não conhecem a Jesus, a sua verdade e salvação.
Somos todos irmãos de uma mesma família celestial, libertos por um mesmo sangue, partes de um mesmo corpo. Não despreze o seu próximo, seja ele quem for. Ele é valioso, importante pra Deus.

O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Jo 15:12

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. Jo 13:35

Não estamos aqui para sermos indiferentes, e sim para fazermos a diferença. O bom samaritano cuida dos seus irmãos, do seu próximo.

Vós sois a luz do mundo. Mc 5:14a

Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. At 13:47
Também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Is 49:6b
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Jo 9:5

Somos luz para o mundo, somos luz para os que se encontram em trevas. A igreja não é o clube dos salvos, mas o ambulatório dos fracos e perdidos.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16:15

Quantas vezes, em momentos em que eu me sentia fraca e desanimada, eu desejei profundamente um abraço, uma mão estendida de um irmão, e não a tive...Mas o bom samaritano estava comigo...(Glória a Deus!!!)
Há tantos caídos, feridos e semimortos. Há tantos precisando de ajuda.
Ao final da parábola do bom samaritano, o Senhor Jesus nos diz: "Vai e procede de igual modo."
Não é fácil, é verdade, pois somos muito falhos; mas que Jesus nos ajude a agirmos como o bom samaritano.

Deus abençõe, e te alerte para os necessitados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário